Teste do Suor GSSI

  • Indicação:

    Para qualquer pessoa, em qualquer idade, com qualquer nível de condicionamento físico.

  • Benefícios:

    Obter saúde, buscar parâmetros fisiológicos, melhorar e otimizar desempenho físico e prevenir lesões.

SPORTSLAB / GSSI SWEAT TEST

TESTE DO SUOR – AJUSTES NA ESTRATÉGIA DE HIDRATAÇÃO

Com objetivo de oferecer mais informações e entender ainda mais o funcionamento do organismo e as respostas fisiológicas ao exercício de nossos atletas amadores e profissionais, a SportsLab firmou uma parceira com o Gatorade Sports Science Institute (GSSI) para desenvolver e difundir a aplicação do Sweat Test na prática esportiva. O Sweat Test consiste em coletar informações de hidratação e suor durante o período de avaliação na esteira ou bicicleta, para cada vez mais individualizar a recomendação e melhorar seu desempenho no exercício escolhido. Os resultados incluem, análise de da hidratação prévia ao exercício, taxa de sudorese, concentração de sais minerais no suor, necessidade de consumo de carboidrato e recomendação de líquidos adequada às necessidades de acordo com o esporte praticado.

O QUE É ?
• Consiste na avaliação de hidratação através da densidade de uma amostra de urina, realizada préviamente a atividade quanto durante o esforço, assim como do suor, com objetivo de obter mais dados relevantes para melhorar a performance esportiva.

PARA QUE SERVE ?
• A avaliação tem o objetivo de avaliar o estado de hidratação prévio ao exercício, identificar o volume de líquido necessário durante a prática esportiva e a concentração de sais minerais perdidos no suor para ajustar a recomendação adequada a sua necessidade e ajudar a melhorar o desempenho no exercício, assim como sua recuperação para um próximo evento esportivo.

QUEM DEVE REALIZAR ESTE TESTE ?
• Qualquer indivíduo que queira entender melhor como seu organismo responde a situação de exercício físico e melhorar sua performance durante a prática do esporte. Sabemos que muitos destacam alguns sintomas específicos que aparecem durante e após a prática do esporte como: fadiga precoce, câimbras, aumento da temperatura corporal, desconfortos gástricos entre outros. A ideia é entender se estes sintomas podem também ser corrigidos através de uma estratégia individualizada de hidratação e nutrição.

SEQUÊNCIA DOS PROCEDIMENTOS

  • Coleta de amostra de urina pré teste para identificar seu estado de hidratação;
  • Pesagem corporal;
  • Preparo para coleta de algumas amostras de suor de diferentes partes do corpo;
  • Controle do consumo de líquido durante a avaliação (discutiremos o protocolo a ser realizado);
  • Coleta das amostras de suor pós treino e aferição do peso corporal final;
  • Avaliação dos resultados e dados obtidos e envio de relatório individualizado com todas informações e recomendações.

RECOMENDAÇÕES PARA O TESTE

O indivíduo que for efetuar o teste não necessita de grandes preparações. Deverá apenas se preparar para oferecer uma amostra de urina no local da avaliação e vir com o menor volume de roupa possível para podermos efetuar a pesagem de forma mais correta (exemplo, com sunga ou shorts por baixo da roupa e top no caso das mulheres). Além da vestimenta de costume da prática do exercício e calçado adequado para a forma escolhida de avaliação, bicicleta ou esteira.

 

COMPARTILHE ESTE SERVIÇO