Teste de VO2max

  • Indicação:

    Desde o sedentário até o atleta de alto rendimento

  • Benefícios:

    Obter saúde, buscar parâmetros fisiológicos, melhorar e otimizar desempenho físico e prevenir lesões.

AVALIAÇÃO DA APTIDÃO FÍSICA CARDIOPULMONAR

O QUE É E QUAL SUA UTILIZAÇÃO ?
• O Teste de VO2max (Teste Ergoespirométrico, Teste de Potência Aeróbia) consiste de uma avaliação médica fisiológica, que determina o nível de aptidão física frente ao esforço físico máximo (consumo máximo de oxigênio) e identifica as zonas ideais para o seu treinamento. Através desta avaliação metabólica é possível registrar as adaptações cardiopulmonar e muscular envolvidas no esforço, de forma integrada e em tempo real. Defini a capacidade aeróbia, avaliando seu nível em relação aos padrões normais e a prescrição de exercícios. Na SportsLab esta avaliação é realizada na Wattbike PRO (ciclo-ergômetro computadorizado de alto rendimento).

Esta avaliação auxilia na programação e na reavaliação da evolução de sua condição física, permitindo a prescrição da intensidade de carga ideal a ser aplicada durante a execução dos treinamentos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Detectar o Potencial Atlético através da medida direta do Consumo Máximo de Oxigênio (VO2max);
• Definir os Limiares Aeróbio e Anaeróbio, Frequências Cardíacas e Gastos Calóricos (tipo de fonte de energia utilizada durante o exercício – gordura, carboidrato, proteína – aspecto quantitativo/qualitativo), que serão essenciais para otimizar o seu treinamento, caracterizando precisamente a zona alvo de trabalho para obtenção de melhores resultados;
• Com o Monitoramento da Frequência Cardíaca, Consumo de O2/Produção de CO2 e a integração entre estes sistemas no nível celular, busca-se um estresse metabólico otimizado.
• Identificar possíveis alterações orgânicas que possam ser fatores limitantes ou de atenção ao praticante.

QUEM DEVE REALIZAR ESTE TESTE ?
• Esta avaliação destina-se a pessoas de todos os níveis de condicionamento físico; desde o sedentário até o atleta de alto rendimento.  O protocolo de um sedentário é sempre diferente ao de um esportista e/ou atleta. Durante todo o período de avaliação, o avaliado permanece sob controle clínico e monitoramento dos batimentos cardíacos.

COMO AVALIO MEU RESULTADO ?
• O consumo máximo de oxigênio (VO2max) é o melhor indicativo fisiológico para que possamos classificar o nível de aptidão cardiorrespiratório. A análise dos resultados é feita através da comparação dos dados obtidos no teste e com referências científicas pré-estabelecidas.


Classificação da Capacidade Funcional segundo o VO2 máx de acordo com a American Heart Association (AHA).

SEQUÊNCIA DOS PROCEDIMENTOS

1- Histórico de Saúde e Antecedentes Esportivos: preenchimento de Questionário Pré-Avaliação;
2- Preparação para o Teste (análise do questionário e adaptação de protocolo);
3- Realização do Teste de VO2max (Consumo Máximo de Oxigênio, Limiares Aeróbio e Anaeróbio e Gasto Energético correspondentes);
4- Após a realização do teste, finalizamos com Consulta Explicativa e orientações sobre os resultados obtidos, e que serão utilizados como parâmetros para que você possa obter o máximo de benefícios de forma customizada durante a prática esportiva.

FOLLOW UP:
Após 6 meses ou num prazo mais curto, dependendo de suas necessidades o avaliado é comunicado da necessidade e dos benefícios de uma reavaliação.

RECOMENDAÇÕES PARA O TESTE – CRITÉRIOS PARA SUA REALIZAÇÃO

  • No dia do exame, Obrigatório trazer um Teste Ergométrico realizado pelo menos nos últimos 6 meses;
  • Caso faça uso de medicamentos, não os suspenda, a não ser que seu médico tenha autorizado. Mantenha a rotina de horários;
  • O teste não deve ser realizado na presença de febre, estado gripal, infecções agudas, enxaqueca, diarreia, gestação ou problemas de coluna que impeçam à caminhada rápida e/ou a corrida.

PREPARO PARA O TESTE

  • No dia do teste, não realizar exercícios físicos nem ingerir bebidas alcoólicas e/ou energéticos que contenham cafeína; Não realizar treinos com duração acima de 2 horas na véspera do teste;
  • Alimente-se com refeição leve até 1 hora antes do teste de esforço; Não realize a avaliação em jejum;
  • Mantenha-se hidratado;
  • Fumantes, se possível não fumar no dia do teste;
  • Comparecer com roupas apropriadas e confortáveis para o exercício (shorts, bermuda ou calça leg, camiseta e tênis; Para as mulheres recomendamos “Top de ginástica”;
  • Traga toalha e produtos de higiene pessoal para banho após o teste, se necessário.

TESTE REALIZADO NA WATTBIKE PRO

Solicitamos algumas informações que serão importantíssimas para o melhor aproveitamento de sua avaliação.
Informe previamente por e-mail as medidas A, B e C de sua bicicleta conforme a figura abaixo. Se você não tiver essas informações, nós ajustaremos essas medidas no momento da avaliação.

 

A é a altura entre movimento central e o topo do selim;
B é a distância entre a parte traseira do selim e o guidão (apoio das mãos);
C é a altura entre o guidão e o eixo da roda dianteira.

 

Se você utiliza pedal de encaixe Loock, Shimano ou Welgo (padrão SPD ou MTB), não precisa trazer seus pedais.
Se utiliza outro tipo de pedal, traga os pedais com você. Tudo para garantirmos a reprodução exata do ajuste de sua bike.
LEMBRE-SE: você deverá trazer suas sapatilhas de ciclismo para a avaliação.
Se você não tiver sapatilhas, adaptaremos o pedal para realização com tênis.

IMPORTANTE
Siga as instruções acima para que sua avaliação seja a mais precisa possível;
Qualquer dúvida, contate-nos pelo email ou telefone;
Se não puder comparecer, pedimos para telefonar e desmarcar com antecedência.

 

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