Teste de Performance

  • Indicação:

    Para as pessoas com nível de condicionamento físico adequado que buscam ajustar seu PACE para provas de endurance.

  • Benefícios:

    Obter saúde, buscar parâmetros fisiológicos, melhorar e otimizar desempenho físico e prevenir lesões.

ANÁLISE DO RITMO DE CORRIDA PARA PROVAS DE ENDURANCE

CONHEÇA SEUS LIMITES CORRENDO COM SEGURANÇA E EFICIÊNCIA

Análise do Ritmo de Corrida em provas de média e longa distância (10K, 21K e 42K);
• Análise da Economia de Corrida e Eficiência Metabólica;
• Análise da Taxa de Sudorese (GSSI Sweat Test).

Na prática da corrida a determinação do ritmo apropriado é o segredo para uma performance com sucesso. Analisaremos os resultados clinicamente relevantes, e com isso vamos ensiná-lo a melhorar a forma de correr com base em suas necessidades individuais. Forneceremos recomendações específicas para que você possa atingir seus objetivos em provas, e ao longo do tempo, se tornar mais rápido e mais eficiente (Melhorar a Velocidade Sustentada e a Eficiência da Corrida).

Criamos o Teste de Performance com o objetivo de analisar o seu PACE pretendido. Durante 60 minutos estudaremos alguns parâmetros relacionados a distância de prova a ser realizada e determinaremos a melhor estratégia a ser adotada durante o evento esportivo escolhido. O comportamento da frequência cardíaca (FC) durante o teste será analisado para o ritmo adotado durante a prova. A FC é um parâmetro fundamental para analisarmos seu esforço cardíaco e se o ritmo de corrida desenvolvido será o adequado. Amostras do lactato sanguíneo serão correlacionados com o ritmo pré estabelecido.

Será avaliada a taxa de sudorese e o grau de desidratação durante o exercício através da pesagem pré e pós-teste, sua correlação com a quantidade de líquido e reposição energética ingeridos e condições ambientais como temperatura e umidade relativa do ar durante o teste. Em modalidades de média e longa duração é fundamental a utilização de repositores energéticos, além de uma estratégia bem realizada quanto à reposição de líquidos. Durante o teste será fundamental simularmos o que se pretende realizar durante a prova. Daí a necessidade de se realizar uma hidratação adequada e do uso destes repositores, para que não ocorra um aumento da temperatura corporal e que sua capacidade de gerar energia não seja afetada pelo seu desgaste.

A fadiga é a constatação da incapacidade do indivíduo de manter o ritmo, até então empregado, por mais tempo. Evitando uma desidratação e diminuição na reserva de glicogênio precocemente, estaremos impedindo a queda de seu rendimento e prejuízos para sua saúde durante o evento a ser realizado. Surge aí a importância desta análise para que possamos entender melhor seu ritmo de corrida e evitar a fadiga, em suas causas e consequências.

Sugerimos a realização desta avaliação com 30 dias de antecedência ao evento.

*Após a análise dos dados coletados do teste, será formatado um relatório que permitirá a você juntamente com seu treinador, programar a melhor estratégia para sua prova, dentro de seus limites de segurança.


PREPARO PARA REALIZAÇÃO DO TESTE 

1- Hidratar-se e alimentar-se bem no dia anterior ao da avaliação;

2- Fazer um desjejum semelhante ao que você fará no dia da prova (Não comparecer em jejum)

3- Procure manter uma boa hidratação até 1 hora antes do teste.

4- Dentro do possível adote os mesmos procedimentos que serão empregados no dia da prova (incluindo vestimenta, tênis, vaselina, gel de carboidrato, etc…).

 

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