Medicina do Exercício

  • Indicações:

    Para qualquer pessoa, em qualquer idade, com qualquer nível de condicionamento físico.

  • Benefícios:

    Obter saúde, buscar equilíbrio fisiológico-muscular, melhorar desempenho físico e prevenir lesões.

MEDICINA DO ESPORTE E FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO

CONSULTA MÉDICA-FISIOLÓGICA

Pré-Participativa ou Pró-Participativa
Consulta realizada com o Dr. Rogério Neves, que engloba inúmeros aspectos relacionados à prática esportiva e que serão abordados com orientação apropriada às necessidades e objetivos individuais. A consulta inclui um conjunto de procedimentos que através da obtenção de dados objetivos, avalia-se às condições clínicas e fisiológicas do indivíduo. O resultado desta avaliação permite orientar a adequação no planejamento de treinos e programar estratégias na prevenção de lesões, podendo assim, otimizar o treinamento físico. Solicitação de exames laboratoriais, se necessário, e orientações quanto à reposição energética (suplementos) e hidratação, serão ajustadas de acordo com a prática esportiva praticada pelo avaliado.

PROCEDIMENTOS REALIZADOS DURANTE A CONSULTA

I. Avaliação do Potencial Atlético pela Dermatoglifia Digital
Identifica as potencialidades, detecção de talentos e orientações para a programas de treinamento.

Realizada através do método científico de captação das impressões digitais, pelo leitor dermatoglífico (scanner informatizado) e análise interpretativa por um software, que mostra as características quantitativas e qualitativas do genótipo, verificando as potencialidades biomotoras e as aptidões esportivas (capacidades de força, velocidade, potência, agilidade, hipertrofia, coordenação motora e resistência) de um indivíduo. Auxilia na orientação de talentos e na prescrição de exercícios, podendo individualizar e adequar o programa de treinamento, qualificar e maximizar as potencialidades predominantes e direcionar o atleta para o esporte ou posição de acordo com o potencial encontrado. Avaliação realizada a partir dos 6 anos de idade.

II. Avaliação da Capacidade Funcional Orgânica
Identifica a capacidade de energia e o estado de equilíbrio fisiológico.

Realizada através do estudo da variabilidade da frequência cardíaca analisa-se o comportamento do Sistema Nervoso Autônomo – Simpático e Parassimpático (Modulação Simpático-Vagal). Procedimento utilizado para verificar a condição fisiológica e nível de stress físico, mental e arritmias cardíacas assintomáticas. Possíveis disfunções neste sistema podem estar correlacionadas também com quadros hipertensivos, doenças agudas ou crônicas.

III. Avaliação da Composição Corporal e do Status de Hidratação
Identifica o % de gordura, massa muscular e o estado de hidratação total, intra e extra celular.

Realizada através da InBody 770 – padrão ouro em bioimpedância elétrica, analisa-se a composição corporal (% de gordura e massa muscular), o estado de hidratação e a quantidade de água total no organismo, assim como, nos compartimentos intra (músculo) e extracelular (plasma-sangue), para adequação de um bom funcionamento muscular e controle da temperatura corporal (termorregulação). Importante para o aproveitamento e eficiência no desempenho físico.

 

COMPARTILHE ESTE SERVIÇO