Dermatoglifia no Esporte

  • Indicação:

    Para qualquer pessoa, a partir dos 6 anos de idade, com qualquer nível de condicionamento físico.

  • Benefícios:

    Obter saúde, identificar potencialidades biomotoras, melhorar e otimizar desempenho físico e prevenir lesões.

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ATLÉTICO PELA DERMATOGLIFIA DIGITAL

O QUE É?
• A Dermatoglifia é um método científico no qual obtemos informações reais sobre o potencial genético de desenvolvimento fetal de cada pessoa, a partir do estudo das impressões digitais. É um exame simples e não invasivo, a chamada análise dermatoglífica. Através deste método é possível verificar as potencialidades biomotoras e descobrir as aptidões esportivas (capacidades de força, velocidade, potência, agilidade, hipertrofia, resistência e de coordenação motora) de um indivíduo e com isso contribuir para uma prescrição de exercícios adequada, e dentro de um programa de treinamento, qualificar e maximizar as potencialidades predominantes, fazendo o organismo responder melhor ao estímulo de treino recebido. Dessa forma, os treinos serão mais eficazes e os resultados serão mais rápidos deixando o praticante muito mais motivado. A captação das impressões digitais é realizada por meio de um Leitor Dermatoglífico® (scanner informatizado) e análise interpretativa (software da Salus) que mostra as características qualitativas e quantitativas do genótipo. Este direcionamento é feito através do estudo de 3 tipos de desenhos (arco, presilha e verticilo) encontrados nas digitais dos 10 dedos das mãos, onde cada desenho tem um significado, além da quantidade de linhas de cada desenho.
Arco: característica de força e baixo nível de coordenação motora;
Presilha: característica de velocidade e explosão;
Verticilo: característica de coordenação motora, força, velocidade e resistência.
Durante o período gestacional, as impressões digitais vão se formando na ponta dos dedos de acordo com comandos genéticos e com a maturação do sistema nervoso central. Ao nascer, o indivíduo traz escrito na ponta dos dedos algumas das informações que revelam ou traduzem parte do seu DNA e de seu desenvolvimento neurológico. A Dermatoglifia é estudada desde a década de 1960.

PARA QUE SERVE?
• A dermatoglifia auxilia na detecção de talentos e na orientação e adequação de programas de exercícios físicos, podendo individualizar o treinamento e direcionar o atleta para uma determinada modalidade esportiva ou posição que apresente o maior potencial.

INDICAÇÕES E BENEFÍCIOS
• Academias e Assessorias Esportivas, para prescrição de atividades físicas orientadas, Clubes e Escolas de Futebol para descoberta de talentos esportivos e prescrição de exercícios;
• Direcionar às modalidades esportivas, posição ou tipo de prova mais adequada de acordo com o potencial encontrado;
• Individualizar e adequar o programa de treinamento;
• Otimizar de forma personalizada o treinamento, qualificando e maximizando as potencialidades
predominantes.

A técnica brasileira de informatizar a leitura das impressões digitais através do leitor dermatoglífico, é uma novidade científica no mundo, possuindo em seu banco de dados o perfil dermatoglífico de atletas brasileiros e estrangeiros, para servir como base de referência nas análises. Está presente em universidades e congressos do mundo todo, além de ter sido utilizado para o estudo das impressões digitais de promessas olímpicas do Brasil, em 34 modalidades esportivas da Espanha, cinco da Itália, cinco da Bélgica e três de Portugal. Entre as equipes estudadas, estão as do Benfica, do Sporting e a do Barcelona.

DESCUBRA O SEU POTENCIAL OU DE SUA EQUIPE
      AVALIAÇÕES INDIVIDUAIS OU EM GRUPOS

 

COMPARTILHE ESTE SERVIÇO