A mídia tem dado grande espaço à cobertura de eventos esportivos. Atletas profissionais e amadores, privilegiados geneticamente ou não, se preparam para alcançar o pódio ou buscar um simples recorde pessoal. Para isso, seus treinamentos são programados e monitorados a partir de análises precisas de suas condições clínicas, corrigindo suas deficiências e aprimorando ainda mais suas qualidades.
Na fórmula 1 a alta tecnologia empregada nos carros acaba chegando, mais cedo ou mais tarde, aos carros utilizados por nós. Tudo que é desenvolvido para trazer segurança, bem-estar, rendimento e economia ao carro de fórmula 1, acaba sendo transportado, guardadas as devidas proporções, para os veículos de passeio. Da mesma forma, a tecnologia que avalia um atleta de alto rendimento já é acessível também para a população “não atleta”. Mesmo que seu objetivo não seja performance, os benefícios conseguidos podem ser maximizados, por exemplo, após um teste ergoespirométrico (também conhecido como teste do VO2 máximo ou teste de esforço cardiopulmonar). Com esta avaliação, realizada por um médico do esporte, pode-se prescrever de forma bastante personalizada a intensidade e a freqüência da atividade física, trazendo muito mais conforto à sua prática. Portanto, antes de iniciar seus treinos, é fundamental avaliar sua condição física atual. Veja abaixo o porque da necessidade dessa avaliação e posteriores reavaliações:
– VO2 Máximo ou Consumo Máximo de Oxigênio representa a quantidade máxima de oxigênio que seu organismo consegue retirar (absorver) do ar atmosférico, transportar até a musculatura e utilizar na produção de energia durante a realização de um exercício físico que gradualmente atinge a exaustão. Sua magnitude é representada em ml/kg/min, ou seja, quantos mililitros de oxigênio o indivíduo consegue absorver por minuto relativo a cada quilo de seu peso. Quando avaliamos a quantidade de oxigênio que está sendo gasta pelos músculos para produzir energia em uma determinada atividade física, teremos valores precisos que determinam o potencial atlético, o atual nível de condicionamento físico e saúde do esportista.
O teste ergoespirométrico (VO2 máximo) é a forma mais eficiente para avaliar seu consumo máximo de oxigênio e sua tolerância ao esforço físico máximo. Ele tem sido reconhecido em todo o mundo como uma ótima base para o planejamento de exercícios. Com o resultado em mãos, podemos determinar velocidades, ritmos e zonas ideais de freqüências cardíacas na atividade esportiva (seja o indivíduo sedentário, praticante regular de atividade física ou atleta) de uma forma segura e individualizada. Como o teste é realizado com cargas progressivas, o limiar anaeróbio representa o momento a partir do qual ocorre um aumento da concentração de ácido láctico no músculo, sendo um fator determinante na performance em um exercício de longa duração.
Quando o treino é planejado dentro dos parâmetros corretos de velocidades, ritmos e de freqüências cardíacas, evitamos superestimar ou subestimar um programa de atividade física, otimiza-se o desempenho físico e você alcança seus objetivos de maneira mais eficiente e com menor incidência de lesões e fadiga. A reavaliação torna-se importante para o acompanhamento da evolução e obtenção dos objetivos inicialmente propostos.
Pense nisso, aproveite o que a tecnologia pode trazer para sua preparação e bons treinos…