Fique por Dentro

Blog & News

Treinamento de força para corredores.

A força muscular pode ser definida como a quantidade máxima de força que um músculo ou grupo muscular pode gerar em um movimento específico, e é considerada uma capacidade física importante para o condicionamento físico não só para atletas profissionais como também para amadores.

No passado, alguns estudos demonstraram que o treinamento de força induz a hipertrofia das fibras musculares, promovendo diversas adaptações ao organismo, podendo levar a uma atenuação da capacidade oxidativa dos músculos. Sendo assim, muitos atletas de resistência como corredores de curta e longa distância não utilizavam o treinamento de força muscular temendo comprometer seu desempenho de resistência.

Atualmente a ciência tem demonstrado que o treinamento simultâneo de força e resistência não prejudica o desempenho da resistência, e mais, indicam uma melhora na resistência muscular através deste tipo de treino. Portanto, ao contrário do que se falou há algum tempo e do que muitos pensavam, o treinamento de força não prejudica o condicionamento físico, podendo até incrementá-lo. O treino de força vem ocupando lugar de destaque como forma de preparação física complementar, sobretudo para a prática da corrida.

Deixe um Comentário