Nutrição Clínica e do Esporte


CONSULTA NUTRICIONAL 


A consulta engloba um amplo interrogatório para verificação de hábitos alimentares, rotina diária, sintomas, histórico de peso, antecedentes hereditários, estado de saúde e prática esportiva. A seguir verifica-se a composição corporal através de medidas antropométricas (peso, altura, circunferências) e medidas das dobras cutâneas para determinação do percentual de gordura e massa magra.

A avaliação nutricional e seu acompanhamento são destinados a todas as pessoas que desejam um aconselhamento alimentar para uma vida mais saudável. Crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes, nutrizes, esportistas e em casos especiais como obesidade, anemia, hipertensão, diabetes, hipoglicemia, distúrbios gastrointestinais, intolerâncias e alergias alimentares, controle de colesterol e triglicérides, entre outras.
 
Em casos específicos a composição corporal pode ser verificada através da bioimpedância elétrica a fim de verificar % gordura e massa magra, além da hidratação. Após esta avaliação é elaborada uma dieta personalizada de acordo com suas necessidades, rotina e objetivos, programando novas reavaliações para acompanhamento de sua evolução.
 
FOLLOW UP
Toda consulta nutricional dá direito há um retorno no prazo de 30 dias, na qual se verifica a adesão ao planejamento proposto e principais dificuldades encontradas. No retorno realiza-se nova composição corporal e sempre que necessário, ajustes na dieta alimentar.

 

COMPOSIÇÃO CORPORAL

A verificação da composição corporal fornece dados importantes como a proporção entre a quantidade de gordura corporal e massa magra (ossos, músculos, água e outras partes vitais do corpo). O acompanhamento das alterações no percentual de gordura e de massa muscular é de extrema importância para verificar se a variação do peso corporal está ocorrendo às custas de perda ou ganho de massa magra ou de gordura corporal. A composição corporal pode ser realizada por:

DOBRAS CUTÂNEAS
É realizada através do adipômetro que mensura a gordura em diferentes áreas do corpo, nas dobras cutâneas. Os valores dessas medidas são colocados em fórmulas e comparados com os valores de normalidade, verificando-se assim se a quantidade de gordura corporal e massa muscular do paciente estão adequadas. Através de gráficos, facilita-se a visualização da evolução e necessidades atuais.

BIOIMPEDÂNCIA ELÉTRICA
A Bioimpedanciometria é um método de avaliação da composição corporal, que quantifica em porcentagem a gordura corpórea, a massa magra (músculos e massa óssea) e o estado de hidratação do indivíduo.

 

NUTRIÇÃO ESPORTIVA 

No Esporte a avaliação nutricional está indicada tanto para um atleta de alto rendimento quanto para um iniciante que deseja aprimorar sua composição corporal e saber como se alimentar antes, durante e após o exercício.

OBJETIVOS
  • Ajustar ingestão de nutrientes de acordo com a demanda energética;
  • Ganho ou manutenção de massa muscular;
  • Melhora de rendimento;
  • Acelerar o processo de recuperação entre as sessões de treinamento;
  • Perda de gordura corporal;
  • Estratégias de alimentação antes, durante a após o evento esportivo ou treinamento;
  • Acompanhamento da composição corporal, verificando se a massa muscular está aumentando ou diminuindo com os treinamentos;
  • Verificar a necessidade do uso de suplementos alimentares.