AVALIAÇÃO FUNCIONAL 


PADRÕES DE MOVIMENTOS E DESEQUILÍBRIOS MUSCULARES 

A Avaliação Funcional da SportsLab tem como objetivo detectar possíveis déficits e/ou desalinhamentos posturais e musculares, para que se possam orientar métodos de prevenção de possíveis lesões e/ou alterações posturais, direcionando o treinamento e/ou o seu tratamento. Está indicada para pessoas sedentárias, indivíduos fisicamente ativos, esportistas e atletas e de idades variadas. 
 

ETAPAS DA AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO POSTURAL

É realizada através de fotos dos perfis anterior, laterais e posterior, que são colocadas em um software e posteriormente analisadas. Neste tipo de avaliação é possível calcular medidas de desalinhamentos corporais, assimetrias e possíveis alterações mais grosseiras. Além disso, faz parte da Avaliação Postural um teste de flexibilidade para avaliar possíveis retrações musculares e um teste de equilíbrio para detectar possíveis déficits.


FMS - FUNCTIONAL MOVEMENT SYSTEMS

É um sistema de ranking e pontuação que inclui 7 testes de avaliação dos padrões de movimento básico onde limitações e/ou assimetrias musculares são identificadas, criando uma base funcional que marca o progresso inicial do avaliado como também facilita o seu processo de reavaliação.
A filosofia do FMS está no conceito de que, a fim de maximizar o desempenho do indivíduo, o corpo inteiro deve estar funcionando corretamente. Quando o corpo é visto como uma corrente de elementos individuais, subentende-se que o elo mais fraco desta corrente pode enfraquecê-la como um todo. Quando o elo fraco é ignorado consequentemente aumenta-se o potencial de possíveis desequilíbrios musculares e assimetrias, além que o fortalecimento de elos inapropriados não irão melhorar a integridade da corrente. O FMS oferece meios para identificar e melhorar quaisquer elos fracos que podem estar comprometendo o corpo e seu movimento saudável.
O sistema oferece uma seleção de exercícios ou estratégias corretivas baseadas na pontuação final do FMS o que facilita o desenvolvimento de programas específicos para o avaliado.


AVALIAÇÃO ISOCINÉTICA

É realizada em um Dinamômetro Isocinético, onde se analisa a função muscular para detectar as características principais dos músculos da articulação em questão. Através desta avaliação é possível detectar possíveis desequilíbrios musculares entre os membros avaliados e entre as musculaturas agonista e antagonista.