AVALIAÇÃO BIOMECÂNICA  


ANÁLISE DA EFICIÊNCIA E RISCO DE LESÕES NO ESPORTE



A Avaliação da Biomecânica do Movimento foi desenvolvida pela SportsLab para quantificar o risco de lesões e buscar a máxima performance com a melhora da eficiência do gesto esportivo. É fundamentada na biomecânica moderna, analisando o aproveitamento de energia e riscos de lesões. Tem a capacidade de identificar características finas e específicas do movimento analisado, gerando um relatório individual e personalizado para direcionar as correções e treinamentos de forma efetiva e segura.
 

ETAPAS DA AVALIAÇÃO BIOMECÂNICA 

ANÁLISE CINEMÁTICA
O objetivo desta avaliação é analisar as articulações durante a prática do exercício. Padrões identificados nesta análise podem ser trabalhados para prevenir lesões ou melhorar a eficiência do gesto esportivo.
Nessa avaliação câmeras de alta frequência filmam a corrida, os saltos e os gestos específicos de cada esporte. Após a filmagem os vídeos são analisados através de um software. Em alguns casos podemos associar a eletromiografia.

ANÁLISE CINÉTICA
Esta avaliação tem como objetivo analisar em plataforma de força, o impacto, o amortecimento e a capacidade de gerar força, além do equilíbrio e da estabilidade. Com esses dados é possível prevenir lesões agudas e degenerativas. Os dados desta avaliação direciona correções específicas para um melhor desempenho esportivo.

ANÁLISE ELETROMIOGRÁFICA (EMG)
Esta avaliação consiste na análise da ativação elétrica muscular. Através desta análise é possível verificar a efetividade da contração muscular envolvida em algum tipo de movimento determinado. Identifica-se inibições musculares, assimetrias e alguns retardos de ativação muscular. Associada com testes de força permite o gerenciamento da fadiga muscular.

 

AVALIAÇÕES BIOMECÂNICAS ESPECÍFICAS

RUN LAB
A análise do movimento de corrida permite ao corredor ter um menor gasto energético e melhor eficiência do gesto, levando a uma melhora da performance com menor desgaste e menor risco de lesões.
A avaliação é constituída da análise dos movimentos importantes na corrida, permitindo identificar em que momentos da corrida e qual articulação pode ser trabalhada para elevar o rendimento e reduzir o risco de lesões. É um diagnóstico da corrida, permitindo melhor direcionar os treinos de forma individual e personalizada para o objetivo do atleta.

BIKE LAB
A avaliação da postura na bicicleta e da simetria entre as pedaladas permite gerar um menor gasto energético e melhor rendimento. Em casos específicos pode estar associada a eletromiografia, para identificar o padrão de cada grupo muscular durante o ciclo de pedalada, prevenindo desequilíbrios musculares e melhorando a eficiência do ciclista.

SOCCER LAB
A avaliação biomecânica do chute e do equilíbrio permite identificar possíveis instabilidades, fraquezas funcionais e assimetrias entre membros inferiores que detectados, serão corrigidos tanto na preparação física como na execução técnica dos fundamentos do futebol.

RECOVERY LAB
A avaliação oferece um diagnóstico diferenciado em relação a fadiga muscular, identificando quais grupos musculares encontram-se em estado de maior desgaste, permitindo assim uma recuperação direcionada.